segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O susto que a Biribinha deu!


Ontem fez exatamente uma semana que a pequena teve uma febre daquelas, começou sem motivo aparente e em menos de 20 minutos chegou a beira de 39 ºC. O resultado não poderia ser mais calamitoso, convulsionou! A segunda pior experiência que tive com a filhota, a primeira foi no dia de alta na maternidade, mas essa história fica para outra vez. 


Era um sábado normal, estávamos em casa brincando e sorrindo, almoçamos fora como as vezes fazemos e assim que chegamos em casa percebi a Biribinha muito mais quieta do que o normal. Estava quente, quando verificamos, e enquanto brigávamos para que ela ficasse com o termômetro sob os braços a temperatura foi subindo de maneira rápida. Corremos para dar uma banho e mal entrou no chuveiro começou a ter calafrios, a Dona Onça - sim, vou usar na cara dura! - se desesperou, e confesso que eu também, mas tinha que tentar manter a aparência serena para não desandar a merenda de vez, e corremos para o Pronto Socorro. Na hora do desespero, vale o que está mais perto, UPA. E com todos os problemas que a Rede Pública de saúde enfrenta - não só a de saúde, mas não vem ao caso - recebemos o atendimento necessário e de maneira imediata para estabilizar a Biribinha.

Ela, que agora tem um ano, nunca tinha tido uma febre tão grave e ficamos realmente assustados com convulsão. Passado o susto, nosso pediatra nos informou que crianças podem convulsionar mesmo com febre não muito alta, basta que ela suba rapidamente e no hospital fomos informados que a dipirona é a medicação que age mais rápido em casos de febre, além de saber que chumaço de algodão embebido em água - água, e não álcool que pode causar intoxicação nas crianças! - sob as axilas ajudam a baixar a febre.

Pensei em por aqui uma pesquisa sobre febre, convulsões e como tratar, mas não sou médico e prefiro não dar palpites sobre algo tão sério - gente é sério, eu sou noob lembram? As informações acima foram dadas pelas pediatras que atenderam minha filha e pelo pediatra regular dela, mas ainda assim aconselho que você leve seu filho para o médico e se aconselhe com ele, mesmo que seja só uma febrezinha. Como diz a Dona Onça, é melhor pagar de maluco do que se arrepender, minutos são preciosos!

Lições aprendidas? Além das passadas acima, vou investir uma grana em um termômetro de infravermelho e evitar perder mais tempo no futuro para novas aferições de temperatura.

E você? Já passou por algum susto? compartilha aí nos comentários


Fique a vontade para participar de nossas conversas!
EmoticonEmoticon